
OFICINAS | RECIFE

ReciclAnima
Facilitador: Bruno Cabús
• 02/09 (terça-feira) | COMPAZ Eduardo Campos (Bongi)
• 03/09 (quarta-feira) | COMPAZ Ariano Suassuna (Alto Santa Terezinha)
• 04/09 (quinta-feira) | COMPAZ Eduardo Campos (Bongi)
• 05/09 (sexta-feira) | COMPAZ Dom Helder Câmara (Joana Bezerra)
Voltada para jovens e crianças, a atividade apresenta os fundamentos da animação em stop motion e incentiva o uso criativo de materiais reutilizados para a construção de um filme de animação. De forma prática e colaborativa, os participantes produzirão um curta de animação, exercitando a criatividade, o trabalho em grupo e a reflexão sobre consciência ecológica.
A oficina será conduzida por Bruno Cabús, biólogo, educador ambiental e artista multimídia. Pai do Otto, Bruno atua na interseção entre arte, ciência e educação, utilizando o vídeo, a fotografia e esculturas interativas como meios para provocar reflexões sobre o meio ambiente e a cultura. Com ampla experiência em animação, conduz oficinas de stop motion desde 2008, sempre com foco na criatividade, acessibilidade e reaproveitamento de materiais. Seus projetos autorais criam narrativas que estimulam o pensamento crítico e ampliam a consciência sobre a relação entre o ser humano e a natureza.
Para se inscrever, clique aqui.


OFICINAS | NORONHA


TERÇA-FEIRA | 16.09.2025 | 16h
Cinema Ambiental: despertar o sentimento, intuir o valor e proteger o bem
Facilitadores: José Bertotti e Nathalie de La Cadena
Max Scheler (1874-1928) é um filósofo fenomenólogo que se dedicou à fundamentação da Ética. Para Scheler, a ética tem autonomia, fundamento e método próprios, e principalmente um “órgão” próprio, o sentimento. O cinema tem uma imensa capacidade de despertar sentimentos fortes, emoções profundas, evocar memórias e assim construir uma identidade entre personagem e espectador, gerar empatia e promover simpatia. Alcançar o espectador no seu momento de lazer, no momento em que está aberto a novas experiências e argumentos, pode ser uma porta de entrada poderosa para, através do sentimento, compreender o valor que está sentido atingido. É a complementaridade entre sentimento e consciência, emoção e cognição, em defesa do meio ambiente.
José Bertotti é professor e pesquisador em inovação, e sócio-fundador do Instituto Toró, Clima, Tecnologia e Cultura. Formado em Química Industrial pela UFRGS, com mestrado em Engenharia de Produção pela UFPE.
Foi secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco; secretário de Assistência Social do Recife; secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife; secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco; e diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE). Coordenou a Representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste.
Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora - Departamento de Filosofia. Professora do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL-UFJF). Coordenadora do Laboratório de Dilemas Éticos Contemporâneos - labdec. Coordenadora do GT de Fenomenologia da ANPOF. Visiting Scholar no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (2024-2025). Doutora em Direito pela Universidad de Valladolid - Espanha (2016). Pós-doutorado em Filosofia na Durham University - Inglaterra (2014-2015). Doutora em Filosofia pela UFRJ (2010). Suficiência Investigadora pela Universidade de Valladolid - España (2009). Mestre em Filosofia pela UFRJ (2005). Bacharel em Filosofia pela UFRJ (2006). Advogada. Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes (2002)

QUINTA-FEIRA | 18.09.2025 | 16h
O que? Pra quem? A experiência dos cursos de produção cultural comunitária
Facilitadora: Fabiana Menini
16h
A palestra compartilha vivências dos cursos de produção cultural comunitária, destacando como essas formações fortalecem memórias coletivas e contribuem para a criação de agentes culturais atuantes nas bases comunitárias. A experiência mostra a cultura como prática de resistência e construção de pertencimento, apontando caminhos para a valorização e continuidade das iniciativas locais.
Produtora Cultural , Ativista , Coordenadora de Projetos . Participação social tendo representando o Hip Hop no Colegiado do RS de Culturas Populares, na comissão Nacional dos Pontos de Cultura eleito na Teia de Natal \RN , consultora na etapa inicial do Museu do Hio Hop do RS , integrante da diretiva do M.H.H.O.B junto com Preto Ghoez, delegada nas Conferencias Nacional de Culturas pelo RS . Na Rede Pontos de Cultura foi da Comissão Estadual durante a aprovação da Lei Cultura Viva RS , Coordenou Ponto de Cultura Bi-nacional Brasil Uruguay , faz parte da comissão da Rede POA de Pontos de Cultura e representou a rede no Comite da LAB1 POA, atualmente coordena o projeto Pontão Nacional Cultura Viva Hip Hop( 23/24/25) . Coordenou o Premio Trajetorias Culturais Mestra Sirley Amaro da Lei Aldir Blanc RS , coordenou o Premio Hip Hop POA e coordenou consorcio de tres entidades Ponto de Cultura Axe Miê \ Terreiro Umbanda , Centro de Referencia Indigena de POA onde foram acompanhados e realizados os projetos da griffe do Terreiro e da loja de artesanato do Centro Indigena . Membro da oficina de Cultura da UPMS (Universidade Popular dos Movimentos Sociais - Universidade de Coimbra/CES), organizou e fez curadoria dos convidad@s para oficina realizada no RJ em 2015. Membro de duas oficinas da UPMS (Universidade Popular dos Movimentos Sociais - Universidade Coimbra/CES), propôs ao Instituto Trocando Ideia a realização da Oficina UPMS - Cultura, realizada em 2015 pela UFRJ e MinC . Em 2016, funda junto com membros da UPMS - Cultura a Rede Sem Fronteiras/Universidade Livre e desde então vem se dedicando a este projeto com encontros de discussão metodológica em 2016 e 2017, e a efetivação de um encontro 2016 com participação de 480 pessoas em 25 atividades propostas, projeto retomado em 2024 . Coordena o projeto Periferia é o Centro onde realiza oficinas artistas nas cozinhas comunitárias das cidades de Porto Alegre, Viamao e Alvorada no RS . Presidente do Instituto Trocando Ideia de Tecnologoa Social Integrada . Experiencia em editais , convenios e planejamento tendo atuado com governos federal , estaduais e municipais .
