

MARÉ 2024
A 9ª Mostra Ambiental de Cinema do Recife – MARÉ retorna a Fernando de Noronha pela terceira vez, consolidando-se como um evento fundamental para a difusão do cinema ambiental brasileiro. Em uma edição que reforça o compromisso com o consumo consciente e a sustentabilidade, a MARÉ exibe 10 produções cinematográficas, entre curtas e longa-metragens, todas abordando temas relevantes para o debate sobre o meio ambiente e a ação humana. Além das exibições, duas oficinas ambientais e dois debates com fazedores de cultura e especialistas complementam a programação, proporcionando um espaço essencial para a troca de ideias sobre um futuro sustentável.
A arte dessa edição traz o conceito-chave "Arquipélago Cultural, mapeando o cinema ambiental”, com grafismos que remetem à topografia de cadeias montanhosas, criando uma linguagem visual que evoca o mapeamento geográfico e cultural do cinema. A identidade visual é assinada pelo Designer Guilherme Souveral e foi construída a partir de uma textura pintada com geotinta pela artista visual Ianah Maia.
A MARÉ, realizada neste território emblemático, detentor do título de Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, reforça a importância da preservação de espaços naturais como Noronha. Este ano, o evento ganha ainda mais relevância com as parcerias locais, como a Noronharte, que passa a integrar a programação oficial da MARÉ. Uma feira sustentável que reúne o trabalho de artistas e artesãos locais, ampliando o diálogo entre cultura e sustentabilidade. A integração da feira ao evento destaca o protagonismo dos moradores e nativos, que enriquecem a programação com produtos artesanais e consumo local.
Após Noronha, a MARÉ segue seu fluxo para Recife e desembocará na cidade do Porto, em Portugal, reafirmando nosso compromisso de criar pontes culturais e de difundir o cinema ambiental para públicos cada vez mais diversos. Que esta MARÉ em Noronha possa te transformar em uma onda de inspir-AÇÃO e respeito pela vida em todas as suas formas.
Para se inscrever nas oficinas, clique aqui
