Quatro Pontes | Fic, 18’30’’, 2024. PE
de Tábata Morais
Duda é uma jovem pescadora que mora às margens do rio Capibaribe.
A poucas quadras de sua casa, mora Joana, uma praticante de remo que ela conhece no rio, entre as poucas mulheres que frequentam o espaço. Eles encontram um corpo. Com medo, as distâncias sociais tornam-se evidentes em suas escolhas.
Marginal | Doc, 73', 2016.
de Alex Miranda
O documentário Marginal acompanha o ritmo frenético das marginais de São Paulo, apresentando as várias histórias que compõem este universo único entre o asfalto e os rios. Desde a famosa Marginal Tiête até a Marginal Pinheiros, as imagem fluem em meio à insanidade das grandes avenidas, refletindo uma inusitada forma de beleza.
Sekhdese | Doc, 86', 2023
de Graciela Guarani e Alice Gouveia
Sekhdese significa sabedoria, em Yathê, língua do povo Fulni-ô, do Nordeste do Brasil. Sabedoria das mulheres indígenas, expondo a luta pela terra, cultura, meio ambiente e o etnocídio do qual são vítimas, pelas investidas das igrejas neopentecostais.
Os Sonhos de Pepe | Doc, 86', 2024. Uruguai
de Pablo Trobo
Em um planeta em caminho de um colapso climático e de uma humanidade que persegue um modelo depredador de desenvolvimento e consumo, a filosofia de Mujica serve como uma séria advertência para todos nós. O sonho de Pepe é deixar um planeta melhor para as gerações futuras. No entanto, o tempo acaba e não pode se comprar.
Mulheres na Conservação | Doc, 48', 2024. RJ
de Graciela Guarani e Alice Gouveia
Mulheres na Conservação lança um olhar delicado e sensível sobre a vida e o trabalho de sete heroínas da luta ambiental. O documentário faz um recorte desse universo feminino que está à frente de ações e estudos sobre Conservação e Meio Ambiente no Brasil
Córrego do Ouro: Oralidade e Memória | Doc, 11', 2024. PE
de Omiyalê Araújo
Produzido na zona rural da cidade de Abreu e Lima (PE), o curta apresenta o território do Córrego do Ouro e seus moradores em suas práticas ecológicas de cuidado e cultivo com a terra e seus recursos naturais, correlacionando-as às práticas preservadas pela tradição da Jurema Sagrada e enfatizando a preservação da ancestralidade Negrindígena a partir da oralidade e da memória coletiva ancestral das populações tradicionais. Registra o momento que uma muda de Jurema Preta, símbolo da ancestralidade da Jurema Sagrada, é plantada dentro deste território.
Caboc'Urbano - Fogo no Canavial
| Doc/Exp, 13', 2023. PE
de Jota Carmo
Caboc'Urbano - Fogo No Canavial é um documentário e videoclipe que traz relatos de brincantes dos Caboclinhos de Camaragibe. Retomando memórias e afirmando a existência da brincadeira na cidade. Alinhado a esse movimento, a música eletrônica misturada com ritmos regionais e a Jurema compõe panoramas da juventude Indígena em contexto Urbano. Camaragibe é território indígena.
Tempo de Chuva | Doc, 37', 2023.
de Nani Freire
"Tempo de Chuva" é um filme sobre uma região conhecida como Igarapé do Capivara, que no passado já foi um grande garimpo e que hoje é a Floresta Nacional do Amapá, uma área protegida, que abriga muitas pessoas, famílias em comunidades, pessoas especiais como a matriarca Gloriaci Pantoja, mais conhecida em Porto Grande como dona Glorinha. extrativista e liderança social no território que fica entre o Rio Araguari e o Rio Amapari, passando o Rio Falsino, antes do Rosa, lá no Retiro Menino Jesus, no Alto Araguari. A retirada do açaí dentro da região do Igarapé do Capivara é hoje a atividade econômica que substituiu a extração desregulada do ouro nessa região, o que as famílias enfrentam é sem dúvida muito angustiante porque percebemos que a cadeia produtiva do açaí no Amapá ainda é um processo muito injusto.
Narrativas Históricas Povo Xukuru do Ororubá | Doc, 10', 2023. PE
de Diego Xukuru e Eduardo Xukuru
O curta "Narrativas Históricas: Povo Xukuru do Ororubá" apresenta a luta e a resistência do povo Xukuru, de Pernambuco, ao longo da história. Através de relatos e imagens, destaca a preservação cultural e os desafios enfrentados pela comunidade em sua busca por justiça e direitos. A obra celebra a identidade, a força e a memória ancestral desse povo indígena.
Entre o Rio e a Praça | Doc, 17', 2023. PE
de Paulo Pontes
Na comunidade 7 Mocambos, em Recife, a ausência de uma praça não impede as crianças de brincar. Da conversa na porta de casa aos encontros no cineclube, o filme passeia entre as memórias dos mais velhos e as brincadeiras das novas gerações de sete mocambenses.
Serra Da Inveja | Doc, 16', 2022. PE
de Bruna Leite, Henrique Lapa e Ioanna Pappou
No encontro de encruzilhadas temos a Serra da Inveja, localizada entre os municípios de Exu, Bodocó e Granito, no sertão de Pernambuco, na Chapada do Araripe. A região é conhecida pela fertilidade de sua terra, que permanece verde mesmo nos períodos de seca, mas carrega outros encantamentos. Para além da riqueza do solo, sua fama também se dá pelos seus habitantes serem conhecidos como feiticeiros e curandeiros, pessoas com habilidades de encantar seres humanos e animais. Por se tratar de uma área de difícil acesso, a Inveja conservou uma cosmologia de conhecimentos e crenças ancestrais sobre a natureza, seus frutos e os seres humanos que sobrevivem até os dias de hoje.
A Transformação De Canuto | Doc, 130', 2023. SP/PE de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho
Em uma pequena comunidade Mbyá-Guarani entre o Brasil e a Argentina, todos conhecem o nome Canuto: um homem que muitos anos atrás sofreu a temida transformação em uma onça e depois morreu tragicamente. Agora, um filme está sendo feito para contar a sua história. Por que isso aconteceu com ele? Mas, mais importante, quem na aldeia deveria interpretar o seu papel?
A Menina e o Pote | Ani, 12', 2024. PE
de Valentina Homem e Tati Bond
Em um mundo distópico, uma menina quebra seu pote de cerâmica que guarda um segredo dentro dele. A quebra do pote abre portais para um universo paralelo e ela entra em um momento de transformação em que a criação de um novo mundo é possível.
Água Capital | Doc, 62', 2024. PE
de Marcelo Pedroso
Águas são onipresentes na paisagem do Recife. Paradoxalmente, elas desaparecem nas torneiras da maioria das casas. Nestes mesmos lares, pessoas chegam a deixar de dormir por medo nas noites de chuva.
Yadedwa Seetô | Fic, 13', 2023. PE
de Coletivo Cinema no Interior
Yadedwa Seetô (Menino Pássaro) é um filme criado e estrelado pelas crianças da comunidade Angico Pankararu, Sertão de Pernambuco. A história gira em torno de Seetô, um menino que embarca em uma jornada mágica pelos cenários da caatinga, vivenciando experiências incríveis.
Meu Lugar no Mundo | Doc, 23', 2023. PE
de Coletivo Erê Sankofa
Comunidades nascem à beira de um rio onde surgem grandes mestres e mestras do Coco. Um erê brincante conta essa história nesse documentário híbrido feito como conclusão do curso de audiovisual e memória Erê Sankofa.
A Queda Do Céu | Doc, 110’, 2024
de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha
Baseado nas palavras poderosas do xamã e líder yanomami Davi Kopenawa, o documentário retrata a comunidade watoriki durante o importante ritual funerário reahu, um esforço coletivo para segurar o céu. O filme funciona como uma contundente crítica xamânica ao garimpo ilegal e à mistura mortal de epidemias trazidas pelos forasteiros, chamadas de “xawara”. Colocando em primeiro plano a beleza da cosmologia yanomami e dos espíritos xapiri, além de destacar sua força geopolítica, o longa nos convida a sonhar longe.